11 3593.2002
comercial@samystour.com.br

Dez respostas sobre a emissão do certificado de vacinação contra Covid-19: tire suas dúvidas

Dez respostas sobre a emissão do certificado de vacinação contra Covid-19: tire suas dúvidas

A vacinação contra a Covid-19 pode até não ser obrigatória, mas se você pensa em deixar o país para passar férias no exterior, provavelmente terá que comprovar sua imunização. Isso porque é cada vez maior o número de países que passam a exigir um comprovante de vacinação para autorizar a entrada de visitantes estrangeiros.

E essa situação também já está se espalhando pelo território nacional. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, estão cobrando o tal certificado para que cidadãos possam frequentar determinados espaços.

Se você tem dúvidas sobre o tema, então essa é a hora de esclarecê-las. Confira essas dez respostas que preparamos sobre o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19:

1 – O que é o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19?
Um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do app/site Conecte SUS Cidadão, a possibilidade do cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

2 – Como funciona o processo para a inserção de dados no Conecte SUS?
O registro da vacinação é inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios. Após esses dados serem enviados e processados pela RNDS/Ministério da Saúde, eles são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

3 – Quais são as informações que aparecem no Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 ?
Ele apresenta os dados cadastrais do vacinado, data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado e informações sobre as doses de vacinas administradas.

4 – Como é possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19?
Para emiti-lo é preciso baixar o app ou acessar a versão web do sistema e seguir os seguintes passos:
1 – No Conecte SUS, clique no ícone da vacina
2 – Aperte em cima das doses administradas
3 – Siga para o detalhamento das doses administradas
4 – Clique em Certificado de Vacinação

5 – Como comprovar a autenticidade do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19?
A autenticação do comprovante é feita por um código de 16 dígitos ou de QR Code presente no documento, podendo ser verificada gratuitamente no próprio aplicativo do ConecteSUS ou pelo site Valida Cidadão.

6 – Qual o prazo de validade do documento?
O registro é válido em todo o território nacional e tem validade de um ano a partir da data de emissão.

7 – Como deve proceder o turista que vai viajar para o exterior e precisa comprovar a vacina?
Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19 como comprovante de vacinação.

8 – O tradicional Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa serve também para a Covid-19?
Não. O Certificado Internacional de Vacinação concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é emitido atualmente para vacinas contra a febre amarela, meningite e poliomielite, por exemplo. Não existe determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para emissão do Certificado Internacional de Vacina para a vacina da Covid-19.

9 – Como emitir versão do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 em inglês ou espanhol?
Após receber as duas doses, basta baixar o app do sistema Conecte Sus e seguir os seguintes passos:
1 – No Conecte SUS, clique no ícone da vacina
2 – Aperte em cima das doses administradas
3 – Siga para o detalhamento das doses administradas
4 – Clique em ‘Certificado de Vacinação’
5 – Na parte superior, clique na bandeira do Brasil e mude para a bandeira dos EUA (versão em inglês) ou Espanha (versão em espanhol)

10 – Se os dados não aparecem no sistema, como o cidadão deve proceder?
Se o atestado não aparecer no sistema depois de dez dias da data da vacinação, o interessado pode ir a uma unidade de saúde para verificar se houve algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde ou secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à RNDS.